terça-feira, 22 de novembro de 2011

Dicas de como capturar e diferenciar uma Rainha - Tips of how to capture and discern a Queen

Olá Pessoal, estou com mais umas dicas e agora vamos falar sobre:

-Como capturar rainhas;
-Como diferenciar Rainhas de Machos.

- Como capturar Rainhas : 


A captura de uma rainha é bem fácil se você souber o que você está procurando, onde procurar e se achar, como capturar. Aqui eu vou dar essas dicas bem simples de como conquistar e conseguir começar a sua colônia.

Voo Nupcial
As rainhas que ainda precisam ser fecundadas, saem do formigueiro na época do voo nupcial, ou seja, há épocas especificas para cada espécie. As espécies mais comuns no Brasil são Camponotus, Atta, Acromyrmex, Solenopsis, Tapinoma e outros...
Então cada espécie tem seu período ativo durante o ano, claro que quase a totalidade das espécies fazem o voo nupcial no verão em épocas quentes e úmidas, por isso é comum que mirmecolistas saiam de suas casas para a "caça" depois que haja uma tempestade e sol no dia seguinte ,pois uma revoada (voo nupcial) certamente irá acontecer.


 Um exemplo dessa distinção de hábitos é a  Camponotus  que tem hábitos noturnos, por exemplo quando eu estava no sítio e aconteceu uma revoada à noite, ainda bem que meu irmão me avisou, havia várias femêas alça e machos, claro se é uma revoada :D
Resumindo cada espécie tem seus hábitos, Camponotus mais a noite, Atta e Acromyrmex geralmente quando o clima está quente e úmido e etc.

Agora que você já sabe quando caçar, agora vamos saber onde caçar...

Se você mora em uma cidade grande, como São Paulo e mora na capital irá ser uma missão complicada,   mas se na sua região houver bastante espaço verde até que não será tão complicado assim... Procure nas calçadas e procure por árvores e gramas, elas provavelmente vão estar tentando copular ou se já fecundadas vão tentar se esconder e achar um lugar para uma nova colônia. Mas se você mora no interior ou em lugares com MUITA área verde, você tem sorte... Procure embaixo de troncos e rochas grandes. Eu por exemplo achei todas as novas rainhas embaixo de pedras e na revoada. Já se prepare antes de levantar as pedras, tenha em mãos um tubo de ensaio já preparado:

Mangueira:
 Para capturar as rainhas facilmente e regular a umidade o melhor jeito de captura é um tubo, feito com uma Mangueira Transparente ou Tubo Cristal
Tubo Cristal.

Você pode achar o tubo em qualquer loja de borrachas ou material de construção.

Preparando o Tubo:

Corte o tubo de um tamanho de 15 cm na média.
Tampe uma ponta com Cola quente, fazendo movimentos circulares. (Depois de seca, encha o tubo com  água para ver se não vai haver nenhuma vazamento)
Encha o tubo com água até a metade, e com o auxilio de um palito de churrasco ou algo que chegue até o fim enfie um algodão e tampe a água.
Coloque a rainha e depois tampe com algodão.

Já que o tubo está com água, haverá umidade e já que foi tampado com algodão haverá o Oxigênio para a respiração da rainha.

Ficará desse jeito:


Nesse esquema acima foi usado um tubo de ensaio, que também é recomendado já que é impossível de haver vazamentos na outra ponta. 

Na hora da captura pode ser comum que você não possua esse tubo especial já preparado, então sempre leve com você um recipiente provisório. Como por exemplo um saleiro ou porta palitos. 


Ok, eu já sei como caçar, já aprendi quando caçar só que se eu achar uma revoada como saber qual das formigas eu capturo?

Essa é uma questão simples meu amigo! O que você imagina como uma rainha? Uma formiga grande que faz o importante papel de crescimento de uma colônia, ela tem que ter um corpo avantajado para tais ações...

Uma rainha é fácil de ser identificada, até mesmo por você que começou agora:

Fonte: HowStuffWorks 

Vamos começar com a base:

Operárias:

  • São geralmente pequenas;
  • Andam em zigue-zague (defesa de predadores);
  • Tem Cabeça, Tórax e Abdômen pequenos, ou seja, não há grande desenvolvimento nessa parte nas operárias já que na rainha, o Tórax desenvolve pelos motivos das asas, e o Abdômen (pois naquela região que ocorrerá a produção de ovos).

Macho:


  • O Macho possuí o Tórax mais desenvolvido em relação à uma operária
  • Possuí o Abdômen achatado e fino.
  • Possui Asas
  • Tem cabeça pequena e grandes antenas.

Fêmea (Rainha) : 


  • Possui um Tórax desenvolvido
  • Possui asas (Início)
  • Cabeça Larga e Pequenas Antenas
  • Abdomen grande, Gaster desenvolvido.


Eu consegui! Capturei uma rainha, só que ela ainda continua com asas, e agora? 

Para saber se a rainha já está fecundada você precisa esperar cerca de 3 a 4 dias, mas é claro ela deve estar num ambiente escuro, com alimento, e umidade ideal.

Eu já fiz tudo isso, e já se passaram 4 dias e ela ainda não retirou as asas. 

Sua rainha pode ainda não estar fecundada, como também não se adequou ao ambiente que ela foi inserida.

Outra dica, se a rainha ainda não tirou as asas mas continua dando atenção especial para o abdômen. Isso é um grande fator que ela está fecundada só que ainda não conseguiu retirar as asas. 


Ela vai dar atenção ao Abdômen como também começar a criar os ovos.



Pessoal, Boa sorte na caça e caso haja alguma dúvida pode me perguntar...

Abraços.





Um comentário:

maluriol disse...

seu blog é fantástico, parabéns