sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Como transferir as rainhas.

Créditos
Blog: Formigueiro Brasileiro (editado)

"Bom, estive pensando em uma maneira eficiente de transformar aquele tubo de ensaio tão agradável quanto a um inferno para as formigas. A luz em geral causa fobia nelas e elas tendem a ir para o formigário que estará coberto. Mas se isso não funcionar?? Se às vezes a pessoa ficar impaciente de tentar gentilmente transferí-las para o formigario, não tendo sucesso pode acabar simplesmente jogando as formigas lá dentro... E isso não é nada bom.
Então o que fazer se o plano A não funcionar? Podemos explorar um sentido desenvolvido das formigas: O Faro.Tem certas coisas que as formigas geralmente não gostam de cheirar. Entre elas:




Cravo-da-Índia


Casca de laranja


Pó de café usado

Esse é o plano B, no meu caso o Cravo-da-Índia não funcionou então eu decidi fazer um "chá" de Cravo-da-Índia:

-30g de  Cravo-da-Índia 
-1 litro de água

Agora é só ferver e deixar por 1 dia em molho, depois mexa um pouco e você terá a arma para mudar a Rainha de lugar BEM rapidamente...



5 comentários:

Lucas Leardine disse...

Vc teria disponivel para mim alguma rainha ou colonia??

Edmar disse...

Come sei esse ano a cuidar de formigas tenho 3 em tubo de ensaio só sei a espécie de 1 (camponotus festinatus) rasem capturada as outras 2 já colocarão ovos se tiver alguma dica de quando começo alimentar a Camponotus e o que dar para ela comer responda

Felipe - Mirmecolismo Brasil disse...

Oi Edmar, obrigado pelo seu interesse. Bom como a sua colônia é de Camponotus elas se alimentam de quase qualquer substância doce. No início quando ela só tiver ovos alimente-a com uma mistura de água + mel, e quando aparecerem as larvas você pode oferecer moscas ou insetos (**Não ofereça besouros ou borboletas). E quando a primeira operária nascer você pode colocar a mistura de mel ou como eu fiz, eu coloco papinha de bebê, mel com whey protein e etc. Porque a partir desse momento a colônia precisará de proteínas. Ok?
Caso ainda tenha dúvidas me mande um e-mail.
alberto-lei@hotmail.com

Abraços

J.Atta disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Felipe - Mirmecolismo Brasil disse...

Oi J. Atta

"Cara eu to com um problemão,Eu molho meu formigario com a torneira pois não tenho borrifador e nem sei onde vende,ai ele fica transbordando e nem molha direito so molha a parte de cima ai as formigas não podem subir e agora?
seu blog é muito legal eu tambem tenho um que esta no começo fiz a 2 dias lá tem varios tutoriais vai lá pra ver e me da umas dicas. "

Então, se o seu formigário for de gesso você tinha que ter feito algum meio de umidificar o interior dele, você pode fazer algum sistema. Retire a rainha com essas dicas acima e então faça algum sistema. Você pode usar uma mangueira com furinhos que perfure todo o formigário.

Qualquer coisa me mande um e-mail ok?