domingo, 29 de janeiro de 2012

O que alimentar as formigas?

Você aí se perguntando qual a forma de alimento mais adequado para sua colônia? Simples, aqui eu vou mostrar o tipo de alimentação das formigas de gênero Camponotus.

Camponotus:

Camponotus famosa formiga carpinteira... Se você  iniciante fala: Ah já que ela é carpinteira deve comer muita madeira certo? ERRADO! As formigas de gênero Camponotus tem esse nome pois criam seus ninhos em troncos e móveis feitos de madeira, entendeu? 
Já que você sabe que elas não se alimentam de madeira, do que elas se alimentam?? Elas se alimentam de qualquer substância adocicada como: água com açúcar, mel, honeydew (expelido pelos pulgões), ou até mesmo açaí, papinha de bebê etc... E como qualquer inseto elas precisam de proteínas: Moscas, baratas, larvas, minhocas, mosquitos etc. Qualquer coisa que sirva para alimentar as larvas que tenha muita proteína.

Resumindo: As formigas Carpinteiras se alimentam de:

*- Substâncias doces : Mel com Água, Honeydew, água com açúcar, Mistura Proteica***. 

**-Proteínas: Moscas, mosquitos, grilos, baratas, minhocas e larvas. **

* Quando for oferecer alimentos líquidos, ofereça em pequena quantidade. Uma gota para ser mais claro, pois a rainha pode se afogar caso escorregue e não consiga sair. 

** Lembrando que não é bom oferecer insetos encontrados mortos, pois podem ter sido vítimas de intoxicação por pesticidas e afetar ou dizimar a colônia.

*** Receita da mistura proteica: Necessário: 
-10 ml de Água 
-10 ml de Mel 
- 5 g de Whey Protein ou vitamínico 


Misture a água com o whey protein (Enviado junto com a rainha), e depois de dissolvido misture junto com o mel e sirva 1 (uma) gota para a colônia. Se a rainha / operária não se alimentar  adicione mais Mel.

Se ainda restar alguma dúvida, ou quiser saber a dieta de algum outro gênero, mande-me um comentário.

Um comentário:

Vitor S.D disse...

Felipe, meu blog de cara nova e banner novo, pode adicionar o novo banner ? Obrigado http://asociedadedasformigas.blogspot.com/