sexta-feira, 16 de março de 2012

Gut Loading.

Como vocês sabem, as formigas necessitam de proteínas em sua alimentação diária, sendo através de insetos, pedaços de carne e até mesmo ração de animais (gato, cachorro). Se a alimentação for feita por animais em cativeiro, como grilos, baratas, tenébrios, larvas de tenébrios etc ,há um processo, ou melhor, um tipo de alimentação super proteico para esses insetos em cativeiro, chamado de Gut Loading (ao pé da letra: "Carregamento da Barriga").

Geralmente os criadores de lagartos utilizam este processo, mas pode ser feita tanto para formigas, como qualquer tipo de réptil, aracnídeo ou anfíbio. Esses nutrientes do inseto em cativeiro irá passar todo para sua colônia, fazendo com que essa se desenvolve mais rapidamente e de forma saudável.


 No meu caso eu crio baratas em cativeiro, sendo assim necessito alimentá-las para procriação desses insetos, o mais adequado é que quando for oferecer as formigas este inseto esteja alimentado com esse alimento proteico.

A mistura que eu faço é composta de:

- Latinha de carne (cachorro);
-Farinha de Milho;
-Whey Protein ( pode ser substituída por qualquer suplemento ou farinha de soja);
-Vitamínico;
-Fibras em pó.

Depois de feita, ofereça a esse insetos e espere cerca de 24h antes de alimentar suas formigas. Pois se você oferecer e já der para as formigas imediatamente, a barata irá defecar e todo esse alimento será desperdiçado.

Baratas se alimentando do alimento proteico.

Olha os filhotes se alimentando também... haha
Receita alternativa:
- Ração de cachorro
-Vitamínico

Bata tudo no liquidificador, faça disso um pó. Coloque em um recipiente e ofereça úmido para as baratas/ grilos etc.

Comente! É isso que faz eu postar mais coisas interessantes! 

4 comentários:

Ori disse...

Interessante Felipe.
Tambem crio Baratas,afim de futuramente quando minha unica colonia de Camponotus tiver quantidade significativa de operarias,irei oferecer as baratas. Por enquanto elas servem de alimento apenas para minhas caranguejeiras. No meu terrario de baratas,nao deixo o substrato como "chão" ,coloco em um pote separado,para evitar contato com umidade provando mofo,sendo de frutas a oferecer as baratas,ou mesmo o "bebedouro de passaros" que serve de fonte de umidade para elas.
Nao sei se voce cria a muito tempo as baratas,mas se nao,se continuar desta forma percebera que cria microorganismos no substrato,vindo a contaminar as baratas e consequentemente as formigas. Então dê atenção a isso.
Abraços.
Ori.

Felipe - Mirmecolismo Brasil disse...

Olá Ori, que interessante, pelo menos eu não sou o único que cria baratas hehe... Mas então, eu deixo tudo numa tampa de tupperware, elas que levaram para o esconderijo, lá eu deixo a comida e o algodão molhado. Essa areia, eu retiro e limpo as fezes toda a semana, para não ficar acumulado. Mesmo assim, obrigado pelas dicas!

Ori disse...

Nada estamos ai pra isso. Eu aconselho oferecer tenebrios para as formigas.
Abraços.

Vitor S.D disse...

Felipe interessante isso, eu vou começar a criar tenébrios para alimentar minhas formigas ! Dê uma olhada no meu blog tem post novo ! http://asociedadedasformigas.blogspot.com.br/2012/03/voltando-postar-noticias-de-todas-as.html