quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Notícias

Então, tenho algumas notícias, 2 ruins e 2 boas! Vou começar pelas ruins:

1- A Sociedade da Rainha Sandra, morreu ante-ontem, dia 06/11.
Motivo: Infectadas por algum fungo proveniente de uma MOSCA Varejeira. Vou dar uma dica a todos vocês, nunca alimentem suas formigas com insetos encontrados mortos OU VIVOS, no caso a mosca era portadora de alguma "enfermidade" e exterminou a sociedade em dois dias. Tentei retirar os restos da mosca quando percebi as mortes, mas não teve jeito, já havia sido oferecido para todas formigas. Tentei manter a rainha em outro recipiente, longe das operárias, mas ela já havia sido infectada e também morreu.

Bom, temos que continuar, nunca desistir, temos que aprender com os nossos erros, e o meu : Foi de ir contra isso:

-NUNCA OFEREÇA ALIMENTOS/INSETOS ENCONTRADOS MORTOS OU VIVOS SEM SABER SUA ORIGEM.! Quem não possui nenhuma criação de insetos para alimentar a sociedade, tenha muito cuidado com o que você venha a oferecer para suas formigas... (Para isso, esterilize o inseto com água fervente!)

2- A outra má notícia é que essa mesma mosca, foi dividida e foi oferecido também a sociedade da Rainha Estela, portanto, mesmo não tendo sido exterminada, o número de operárias diminuiu bastante. Eu até tive que retirar todas as mortas para evitar outra contaminação, com esse ocorrido, eu troquei a rainha de lugar.

Agora a Estela está num formigário que eu havia comprado no ano passado, do AntsCanada. Estou postando o vídeo do formigário.





As formigas que restaram do desastre. ALi à esquerda, umas larvas adotadas da Sandra.


Tentativa de Macro...


Boas Notícias

Comprei 2 novas rainhas! Formica cunicularia e Formica fusca, essas são rainhas estrangeiras. Como a rainha Sandra morreu, estarei substituindo a página e passando os dados dela para uma outra página. Os nomes das rainhas vão ser, Glória e Macy, respectivamente.


Aqui o vídeo delas:
Quem me vendeu foi o Pablo Halley do blog Mirmecolismo.

Elas irão chegar no sábado, e quando elas chegarem já postarei as fotos delas! 

Sobre a atividade do blog: 

Como todos vocês sabem, agora é a época dos Vestibulares, na semana passada teve o ENEM e nas anteriores a preparação... Portanto, as postagens vão ser escassas por enquanto devido à essa fase! Não vou parar com o blog ok? 

12 comentários:

Pablo Halley disse...

Que pena que suas colônias estejam passando por dificuldades, fico feliz de você ter gostado das Formicas...

Anônimo disse...

oque fazer quando uma rainha atta na regurgita o fungo?
elas conseguem criar o fungo a partir do nada?
e oque fazer para elas sobreviverem?

Felipe Lei disse...

Infelizmente a rainha não cria do nada... Ela pode ter um restinho do fungo ainda para ser regurgitado, mas não aparece do nada não. Se ela não tiver mais reserva do fungo, ela não irá sobreviver sem que haja algo para cultivar, ou seja, se não tiver mais fungo infelizmente não há sobrevivência... Tente comprar o fungo de alguém que possua uma sociedade de Attas. Boa sorte

Anônimo disse...

ela regurgitou o fungo que cor ele e ?
oque devo fazer agora?

Felipe Lei disse...

O fungo inicial tem coloração branco-amarelada, e ao longo do seu desenvolvimento irá mudar de cores de acordo com os vegetais oferecidos.
Agora você deve oferecer um pedaço de uma rosa, umas pétalas ou alguma folha para iniciar o processo de crescimento. Faça isso rápido, pois o fungo pode acabar morrendo!

Anônimo disse...

Em quanto dias a rainha regurgita o fungo?
Pode regurgitar só após nascer as primeiras operárias?

Felipe Lei disse...

Logo depois de ter tirado as asas.
Não, elas regurgitam o fungo no começo de tudo, logo após ter encontrado um lugar e soltado as asas. O fungo é onde ela colocará os ovos, por isso sua grande importância... Ele serve para alimentação e oviposição. Claro que a rainha pode colocar ovos fora do fungo, mas geralmente só coloca quando tiver o fungo ok?

Boa sorte

Anônimo disse...

A minha rainha sáuva ja pôs vários ovos mas não regurgitou o fungo hoje eu coloquei uma flor pra ver se ela começava a cultura de fungo mas ela só ficou cortando a folha e quando eu abri o pote ela não foi defender os ovos só ficou cortando a flor, porque será???

Felipe Lei disse...

É um bom sinal então, se ela estava cortando, tem algum motivo, veja se o fungo não está por aí, é como se fosse uma pequena pedra, bem pequeno mesmo!! E pelo menos ela está fecundada certo!

Anônimo disse...

felipe nao nao vi fungo nenhum mas as flores estao sumindo sera que ela estao comendo?
ela nao jogou fora

Felipe Lei disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Felipe Lei disse...

As formigas cortadeiras geralemente tem hábitos onívoros ou fitófagos, ou seja, se alimentam de tecidos de plantas, sementes e fungos. Sua rainha rainha pode estar se alimentando desses tecidos, por isso estão desaparecendo. O problema é o fungo, pois as chances de sobrevivência de uma sociedade de cortadeiras sem fungo é bem baixa.