FAQ

Aqui vou responder as perguntas mais comuns que recebo pelos comentários:

- Quais alimentos fazem parte da dieta de uma colônia?
R: Você pode alimentar sua colônia com insetos e líquidos açucarados, por exemplo : Mosquitos, baratas, larvas, minhocas, outras formigas etc. E também as misturas de mel + água, água + açúcar como também água pura. Mas cuidado ao oferecer insetos que foram encontrados mortos, pois você não sabe como ele morreu, ele pode ter morrido pela ação de Inseticidas! 

Gêneros que aceitam a dieta acima:

  • Camponotus e suas espécies;
  • Solenopsis e suas espécies;
  • Ectatomma e suas espécies;
  • Odontomachus e suas espécies;
  • Pachycondyla e suas espécies;
  • Paratrechina e suas espécies;
  • Crematogaster e suas espécies;
  • Tapinoma e suas espécies.
PS: Não são todos os gêneros que aceitam a dieta acima, por exemplo: Atta, Acromyrmex, Messor, Trachymyrmex, enfim, formigas "cortadeiras" ou "colheitadeira" (Harvester, que coletam sementes. Ex: Messor).

- Qual a frequência de vezes que eu preciso alimentar minha colônia?
R: Isso depende da espécie e do tamanho da colônia;
-Se for somente a Rainha, mantenha ela no tubo, com o algodão molhado e no escuro, durante essa fase inicial, não é necessário alimentar a Rainha, pois os músculos das asas, recém caídas irão servir como fonte de energia para as primeiras operárias, ou "Nantics", nome dado as primeiras operárias de uma colônia. Após o nascimento das primeiras, aí sim você pode estar alimentando com proteínas (insetos) e líquidos doces.

-Se for uma colônia entre o meio termo, com em média 30 operárias, você pode alimentar de 2 em 2 dias, como também todos os dias, isso é de acordo com sua preferência.

-Se for uma colônia já grande, com em média 100 operárias, você precisa alimentar todos os dias, pois se você não alimentar em grande escala, as operárias irão praticar o canibalismo para sobreviver e dar o que comer para as larvas. 

- Qual material você usa para fazer seus formigários?
R: Eu uso Gesso ou BCCA (Bloco de Concreto Celular Autoclavado), o Gesso, na minha opinião é um material bem mais fácil de ser trabalhado, mas o único problema é a facilidade de infestação por fungos e mofos, por isso, se for fazer de gesso, tente tratar ele com produtos fungicidas, como o Aqualife, que é usado em aquários.

O BCCA não pega fungo, por isso ele é melhor do que o Gesso, mas o trabalho é maior, pois você precisará criar as câmaras no bloco já feito, pois não tem como fazer esse tipo de concreto em casa, como se faz gesso... Para isso, você pode usar uma chave de fenda, ou algo similar com uma mini-retífica, e perfurar o bloco até criar a forma desejada do formigário. Esse tipo de bloco também é melhor pois é aerado, e ele facilita as trocas de ar e também a umidade de se espalhar pelo formigário. O BCCA, é conhecido como "Ytong" no exterior.

- Onde que você comprou o BCCA?
R: Eu comprei ele na Leroy Merlin, em São Paulo, se você morar em cidade grande, procure lojas de construção similares, ou se morar no interior, veja se existe alguma perto de você.

- Você vende formigários? 
R: Não mais, eu vendi por uma certa época, mas dá muito trabalho e faz muita sujeira...

- Minha Rainha põe ovos, mas eles nunca nascem, o que pode ser?
R: Pode ser que a rainha não esteja fecundada, e esses ovos que você vê, são ovos inférteis  que servem para alimentação, são chamados de "ovos tróficos". Para ter certeza, mantenha a Rainha com alimento proteico junto com o líquido açucarado no tubo, e mantenha ela num lugar escuro e úmido por uma semana, sem mexer nela, depois desse tempo, se ainda não tiver ovos, ela não está fecundada.

- Tenho interesse em começar o hobbie, mas não consigo achar rainhas, existe algum calendário de voos nupciais?
R: Os voos acontecem na primavera e no verão e a chance é muito maior, num dia quente, após algum dia de chuva. No período da manhã tem as cortadeiras e no período da noite as mais tradicionais, tipo Camponotus etc..

- Como eu sei que a formiga que eu capturei é uma Rainha? 
R: Geralmente os machos e fêmeas (que reproduzem) tem o tórax mais desenvolvido devido as asas, aí para diferenciar um do outro você deve olhar no abdômen, que nos machos é mais achatado, e nas fêmeas mais arredondados e grandes, isso devido ao aparelho reprodutor diferente nos sexos, mas claro que sempre existem exceções.


--

3 comentários:

paulo ernane disse...

Excelente post Felipe. Pbns..

Jhen Silva disse...

Eae Felipe blz, sou eu de novo enchendo o saco rsrsrsr

Brother queria te perguntar duas coisinhas =]

1ª: Onde tu compra esses BCCA, ja procurei e não encontrei quase nada o.o"

2ª: Voce recebeu meu email com os dados para adoção da Camp. SP.?

Abraços brow ;)

Felipe Lei disse...

Muito Obrigado Paulo, vou ficar atualizando toda vez que encontrar novas perguntas :D

Jhen, ainda já recebi o seu email. E eu comprei na Leroy Merlin, você pode encontrar em grandes lojas de construção.