Estela, a Camponotus rufipes

Aqui nesta página eu vou mostrar as postagens sobre minha rainha : Estela (Camponotus rufipes).

A Estela, ela  foi encontrada em um sítio em uma revoada. Havia muitas rainhas, eu capturei mais que 23 e realmente a pressa é inimiga da perfeição, quase a totalidade das rainhas que eu peguei ainda não estavam fecundadas...

** Mais recentes para baixo!

Dia 04/01/2012

Update Rainhas - Estela

A Estela está com 9 pupas, 1 larva e alguns ovos:

Eu acredito que ela vai se beneficiar mais rápido
Já que ela possui mais pupas e inclusive 1 pupa já está prestes a nascer.


Dia 08/01/2012

Update Rainhas - Estela

 A Estela com ainda não tem nenhuma operária...
A Estela está com 3... Foi super demais saber que a Estela se desenvolveu rápido.
E eu tive que colocar um produto no algodão úmido, pois ela estavam colocando todos os restos de pupas e insetos mortos nele, e começou a aparecer fungos (Malditos Fungos) e agora ficou bem amarelo o algodão.

Estela, 3 operárias.
E como eu disse, a sujeira no algodão e o produto tudo amarelo :P

Estela

Estela


Dia 30/01/2012

Update Rainhas - Estela

Já se passou vinte oito dias do meu último post e vamos ver o desenvolvimento da nossa sociedade:
Então ela se desenvolveu mais rápido e se mostrou bastante cooperante ao mudar de tubo na primeira vez. E já possui 7 operárias.

Estela com 7 operárias

Estela

 Até lá!

Dia 11/02/2012

Update Rainhas - Estela

A rainha está se desenvolvendo bem e agora que ficou mais quente parece que ela está se reproduzindo mais rapidamente. Ela tem várias pupas e larvas.

Estela

Estela

Dia 29/02/2012

Update Rainhas - Estela

A Estela se mudou para o tubo pequeno da conexão entre a caixa de forragem e o seu tubo, ou melhor, o tubo que era dela.


Tubo  da Estela.
Dia 03/03/2012

Update Rainhas - Estela


A rainha já mudou de pote, as fotos estavam com uma visibilidade muito congestionada, não era possível ver todas as larvas, pupas e operárias tão claramente. Agora as fotos ficaram mais limpas e mais visíveis também.

A Estela está com o mesmo número de operárias, possuí 15 operárias. Está indo muito bem. A Estela vai ficar com um formigário que estou fazendo, vai ser modelo quadro vivo, só que bem maior do que os que estão à venda.

Estela:




Estão todas ótimas, saudáveis e se desenvolvendo muito bem. Olha que legal fica os abdomens delas depois que se alimentam do mel... Acho super incrível hehe : )

Dia 12/03/2012

Update Rainhas - Estela

Sociedade estável, começaram a sua produção rápida nessas semanas. Agora só há novos nascimentos de operárias. Muitas fotos hoje!

Estela:

Elas saíram do pote principal e foram para o pote de forragem sem motivo algum... E esse pote tinha uma menor umidade, e aí eu estranhei...
Olha que sujeira né? Fizeram a festa com a barata... Cortaram no meio,
pegaram todas as tripas e patas haha...



Olha lá a operária com o abdômen cheio de mel...




É isso, semana que vem mais fotos. :)

Dia 23/03/2012

Update Rainhas - Estela

A Estela tem 33 operárias e por enquanto nenhum soldado...













Dia 08/04/2012

Update Rainhas - Estela

A Estela ainda não tem nenhum soldado... Mas tem mais de 40 operárias, e está crescendo bem rápido agora. Todo dia tem operárias nascendo...

Estela:

Olha o grilo... só seu corpo, ou melhor, o que era seu corpo.




Dia 25/04/2012
Update Rainhas - Estela     

Passaram 5 meses desde a captura da Estela (Novembro de 2011). Ela está agora na principal fase do desenvolvimento, se tudo continuar assim irá formar uma grande sociedade! Essa é a fase decisiva delas, ou vai ou não vai, para mim parece que VAI! Contei a quantidade de operárias delas:
 Estela - 61 operárias (1 major prestes a nascer).






Dia 11/08/2012
Update Rainhas - Estela   

A Estela está ótima,
Ela perdeu muitas operárias, mas pelo menos o meu irmão mais velho conseguiu alimentar com umas baratas, para continuar a produção de ovos e alimentação das larvas.
A Estela com em média 95 operárias (1 por dia).

Alimentação: Estou alimentando com baratas e grilos (gut-loaded > Gut-loading) e assim oferecendo grandes quantidades de proteína.

Operárias da Estela



Visão de fora do pote.


Dia 11/11/2012
Update Rainhas - Estela



O INCIDENTE DA MOSCA;
--  A rainha Estela também sofreu com a mosca infectada, das 95 operárias que sua sociedade possuía, somente 35 conseguiram sair vivas.... Agora é só esperar elas se estabilizarem no novo ambiente, e voltar a produzir de novo. Espero que isso aconteça rápido!!





Dia 23/11/2012
Update Rainhas - Estela

Esse é o caminho de ferormônio feito pelas formigas, é só uma especulação, já que é impossível de ver as substâncias químicas liberadas por elas...

À esquerda, o mel, e a direita as larvas de tenébrio.



Quatro entradas/saídas do formigário. A principal é a inferior, por onde elas entraram.



























Agora é só esperar todo esse espaço ficar cheio delas! Acho que em uns 6~7 meses a população irá estar em mais de 500 operárias, a cada dois meses, em média 80 operárias nascem quando a sociedade estiver bem adaptada as condições.


Dia 29/11/2012
Update Rainhas - Estela


Tem umas 12 pupas, 4 larvas e VÁRIOS OVOS!!!


Zoom básico com uma lupa... 



MUITOS OVOS!




Dia 06/12/2012
Update Rainhas - Estela


Hoje ofereci uma barata cortada ao meio para a Estela, logo depois de uns 10 minutos, a primeira operária apareceu e voltou. Pensei que não haviam gostado do oferecido, mas logo em seguida mais 4 operárias logo vieram ajudar com o banquete! A maioria preferiu a parte inferior da barata, onde fica os intestinos... Deve ser a parte mais nutritiva, pois como são adultas, se alimentam da parte líquida. Na parte superior, uma operária tenta cortar as patas, onde ficam os músculos da barata, parte nutritiva para as larvas, que se alimentam das partes sólidas...













Dia 19/12/2012

Update Rainhas - Estela


Estava fazendo um teste para aumentar ainda mais a quantidade de proteínas e ferro na colônia, ofereci as operárias um pedaço de fígado cru, elas começaram a cortar e a arrancar uns pedaços, mas depois de um tempo, não se interessaram tanto e deixaram lá. 




Então ofereci uma barata e aí sim, comeram ela toda, elas literalmente, estriparam a barata! Tiraram todos os órgãos da barata, deixando somente o exoesqueleto. Levaram inclusive a cabeça e as patas...

Tirando tudo que é bom...

As pupas estão nascendo nessa semana, aumentando o número de operárias, e há vários ovos e larvas novas! 



Cabeça da barata haha...




Dia 14/04/2013

Update Rainhas - Estela


Como está grande a colônia! Cada vez maior, com mais ovos, larvas e pupas, agora não consigo mais encontrar a Rainha, só consigo ver pontos pretos e vermelhos...
Elas estão ocupando 3 câmaras do formigário. O que mais me preocupa agora é o lixo, com tantos restos orgânicos depositados, não coloco muita água lá dentro, pois tenho medo que fungos e mofo se instalem no formigário, prejudicando o desenvolvimento delas.










Dia 28/05/2013

Update Rainhas - Estela


Então pessoas, mais fotos para vocês! Em questão de 1 mês, a colônia duplicou de tamanho!! Elas estão coletando muito mais, e com a caixa de forragem, parece que são muitas mesmo, uma atrás da outra seguindo pelos tubos... 


Caixa de forragem, várias formigas coletando mel.

Nova estrutura.

Formigas nômades!




Rainha Estela. Olha aquela operária no canto inferior esquerdo!!


Quase 4 câmaras cheias de operárias!

Pura engenharia barata....

Só para facilitar a troca de andares na caixa de forragem. Embaixo, baratas e afins (Mais pesado), em cima, líquidos e afins.

Dia 10/06/2013


Update Rainhas - Estela

Nossa, como crescem rápido! Passaram só 2 semanas da última postagem e já dobrou o tamanho da colônia, se continuar assim, vou precisar conectar vários tubos e saídas alternativas para elas...
Eu mudei o estilo dos tubos que saiam da colônia, decidi manter eles todos verticais ou horizontais, nada curvo ou inclinado, desce jeito, tive que adaptar as passagens com várias conexões para encanamento. Na minha opinião, desse jeito fica bem melhor.

Visão Geral da colônia, aí é só a parte de dentro, algumas
ficam dentro dos tubos com algumas pupas.

Olha como ficaram os tubos, era para ser tudo RETO,
mas os tubos começaram a encurvar depois de um tempo...





Cheio de pupas, larvas, ovos!! Daqui a pouco, espero encontrar umas aladas, quem sabe!



15 comentários:

Rudá Almeida disse...

Adorei o blog. Vou acompanhar sempre. Parabéns, por tudo, pela fotos, pela idéia, pelo texto. Excelent!

Felipe - Mirmecolismo Brasil disse...

Muito Obrigado Rudá!
Eu adoro elogios, isso me impulsiona a continuar fazendo :)
Muito Obrigado mesmo!

Ivo de Tassis - Artes Visuais disse...

Sr. Felipe, boa tarde
Sou um seguidor anônimo por assim dizer. Sou Fã de seu trabalho! Sou estudante de ciências biológicas e sei reconhecer um bom trabalho quando vejo! Parabéns! Suas experiências tem me mostrado sua autoridade no assunto! Mas e ai? Qual é a atual situação de suas colonias? Atc.: Fernando Fonseca (fonsecafs@hotmail.com)

Felipe - Mirmecolismo Brasil disse...

Obrigado Ivo! É muito bom ouvir que tenho fãs :) Então, vou postar nessa semana sim, estava arrumando alguns terrários aqui. Vou dar uma breve descrição das colônias. Após eu parar o blog eu viajei para fora do Brasil, não tive como leva-las, então deixei aos cuidados do meu irmão. Quando voltei vi que a situação era péssima, ele não soube cuidar, principalmente das Saúvas, estas foram as que sofreram mais... O Fungo ficou reduzido ao tamanho de um pedregulho, desapareceu! As camponotus ele conseguiu cuidar e ainda continuam a crescer normalmente. Em breve posto as fotos :) Obrigado pelo comentário!

Mateus Victor disse...

Legal Felipe, que bom que estão bem, estou feliz pelo sucesso dessas duas colônias que em cerca de 3 meses completarão um ano de vida, felicidades para vc e suas ants

Felipe - Mirmecolismo Brasil disse...

É estão super saudáveis e se desenvolvendo muito bem :D. Obrigado e sucesso para suas colônias também!

Red Five disse...

Olá Filipe Fantástico o blog confesso que me deu uma pontada de inveja das suas colônias, moro em Teresópolis RJ e não acho nenhuma colônia de camponotus, vejo alguns individuos raramente pelo meu quintal mas nem sinal da colônia, e revoadas faz anos que não vejo uma significativa alguma dica para "localizar" colonias ?
E como estão suas duas Rainhas e o El Formigueiro, fiqeui curioso para saber como ficou.
Continue o Ótimo trabalho !

Anônimo disse...

Uau! Cada dia me apaixono mais pelas formigas.

Felipe Lei disse...

Oi Red, obrigado por comentar!
Faça assim : Deixe uma mistura de mel com água no local onde você viu as operárias passando, se ver alguma se alimentando, quando esta for embora, siga ela, tenha bastante tempo livre antes de fazer isso... Então, depois disso podem acontecer 2 coisas, ou ela vai para o formigueiro e você descobrirá a colônia, ou ela vai procurar mais alimento. Bem, se ela voltar, fiquei próximo desse formigueiro na próxima revoada (Se depois de um dia chuvoso, estiver quente, é certo que acontecerá uma revoada - Lembrando que as Camponotus possuem Hábitos NOTURNOS, então, sempre acontecerá revoadas a partir do por do sol! Boa Sorte na sua busca, e espero que encontre várias rainhas!!

João Victor Mimercólogo disse...

Grande blog , tomará que meu blog fique assim ,mas para isso tenho que arranjar uma rainha voce podia me dar uma entre em contato mirmecolismojv@gmail.com

victor fernandes disse...

primeiramente parabéns pelo blog, que de fato possui um ótimo conteúdo, vc ganhou um fã! kkk' mas eu queria saber : como você confecfionou aquele formigário? com que materiais? qual o alimento devo dar a rainha nos primeiros meses? e com que frequência devo alimenta-la? mais uma vez parabéns!(:

Felipe Lei disse...

Muito Obrigado Victor, aprecio muito seu comentário. Bom, aquele formigário foi feito com BCCA, ou Bloco de Concreto Celular Autoclavado, ele é bem fácil de ser confeccionado, com uma chave de fenda você consegue fazer um belo formigário (se você tiver uma Mini-retífica, ou similar, fica mais fácil ainda).

Acesse o FAQ do blog, que lá tem essas informações.

Obrigado novamente pelo comentário.

Nickson Pierre disse...

k k k k k k gostei da sua história de vida com as formigas, li tudo, uma por uma. Ainda tem mais fotos pra postar?

Mimercolismo Barbarus disse...

Oi Felipe voce aindadoa rainhas ???

Nickson Pierre disse...

Meu primeiro blog, da uma comentada do que acham e ajuda a divulgar e fazer parceria:
asformigasdo.blogspot.com